Susceptibility of GPS-Dependent Complex Systems to Spoofing

Authors

  • Lester de Abreu Faria Technological Institute of Aeronautics - ITA
  • Caio Augusto de Melo Silvestre Technological Institute of Aeronautics - ITA
  • Marcelino A. Feitosa Correia Technological Institute of Aeronautics - ITA
  • Nelson A. Roso Technological Institute of Aeronautics - ITA

Keywords:

GPS Receivers, Jamming, Spoofing, Vulnerabilities

Abstract

GPS-based systems have been widely used in different critical sectors, including civilian and military applications. Despite of being able to provide great benefi ts, under certain circumstances they show to be highly vulnerable to intentional interferences. In this context, this article aimed to evaluate the susceptibility of different complex GPS-dependent systems to intentional interferences, focusing on the technique known as spoofi ng. This technique presents a high complexity and a great potential for damaging/deceiving complex systems, besides being diffi cult to identify and to implement countermeasures. Complex systems, like mobile phones, automobile receivers and aircraft receivers were submitted to different levels of spoofing,in free space and in a semi-anechoic chamber, being corrupted with low power levels of interference.

Author Biography

Lester de Abreu Faria, Technological Institute of Aeronautics - ITA

Lester de Abreu Faria, nascido no Rio de Janeiro - RJ em 1972, possui graduação em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea - AFA (1993), e em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2004). Fez Mestrado em Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, 2011), com ênfase em microeletrônica, testabilidade e projeto de Circuitos Integrados de Leitura e Condicionamento de Sinais (ROICs) para aplicações em Fotodetectores a Poços Quânticos (QWIPs). Doutorado também em Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, 2014), com foco em circuitos integrados criogênicos para aplicações em fotodetectores infravermelhos, no qual foi merecedor do Prêmio de Melhor Tese de Doutorado pela SBMicro/CEITEC SA, na categoria "Tecnologia e Processo de Fabricação de Semicondutores". Possui ainda Curso de especialização em "Microfabricação: Construção de Circuitos Integrados MOS" (UNICAMP - CCS). Trabalhou como engenheiro das seguintes aeronaves: F-5 (Northrop), C-295 (EADS-CASA) e DHC-5 Buffalo (De Havilland - Canadá), tendo ainda participado da modernização do F-5 (EMBRAER). Dois anos de experiência na República da África do Sul (Denel Dynamics - Detek), onde trabalhou com projeto, teste e integração de detectores infravermelhos Bicolores para mísseis de 5ª geração (A-Darter). É Tenente-Coronel Aviador da Aeronáutica e, atualmente, está trabalhando como professor adjunto no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ministrando aulas de "EEA-21 - Sistemas Digitais (laboratório)" e de "EEA-52 Introdução aos Sistemas VLSI". Recebeu em 2015 o I PRÊMIO WEIS DE EXCELÊNCIA DOCENTE, conferido pelos alunos do ITA tendo ainda sido o professor homenageado da Turma de Eletrônica no mesmo ano. 

Downloads

Published

2018-01-12

Issue

Section

Original Papers